Preenchimento de cicatriz e celulite em Porto AlegreReposição de volume para depressões na pele

diagrama de pele normal e com depressões ilustra preenchimento para cicatriz e celulite

Preenchimento de cicatrizes repõe volume e ameniza as marcas deixadas na pele por traumas físicos ou cirúrgicos. O procedimento é realizado com implantes líquidos biologicamente compatíveis em depressões deixadas por cicatrizes atróficas.

A perda de tecido no processo de cicatrização pode provocar marcas incômodas que prejudicam a uniformidade da pele. Isso acontece quando a maturação do corte ou ferimento não atinge o trofismo fisiológico esperado, surgindo geralmente por perda de substância tecidual ou sutura cutânea inadequada.

O preenchimento de cicatrizes atróficas é realizado com implantes líquidos que repõem o volume perdido e suavizam a depressão. A aplicação é realizada ambulatorialmente e não exige interrupção da rotina. O tratamento deve ser indicado pela médica após consulta presencial onde serão avaliados o aspecto da cicatriz e o histórico do paciente. Se recomendado, o procedimento pode ser realizado no mesmo dia.

As substâncias preenchedoras utilizadas podem ser temporárias ou definitivas. O preenchimento é feito com anestesia local seguida da colocação do implante através de uma agulha sem ponta. A substância passa a ocupar o espaço deixado pela cicatriz e ainda incentiva a produção de colágeno, contribuindo para saúde da pele.

Preenchimento de cicatriz de acne e celulite

O método também pode ser aplicado nas depressões deixadas pelas cicatrizes de acne e até da celulite. As espinhas mais graves podem formar nódulos e até aglutinarem-se em lesões extensas, exigindo tratamento com remédio e retenção da receita. Nesses casos é comum o surgimento de cicatrizes de acne que podem ser amenizadas com preenchimento. As depressões mais extensas que desaparecem ao esticar da pele são casos superficiais causados por perda de tecido durante a cicatrização e podem ser reduzidas com reposição de volume. O tratamento a laser é realizado de forma complementar nas lesões menores.

A celulite é caracterizada por depressões causadas por fibroses e acúmulo de gordura, também podendo formar nódulos. Nos casos mais graves, quando há dor, pode ser necessário romper os nódulos com subcisão. A médica secciona os septos fibrosos de forma cirúrgica com o intuito de atuar diretamente na causa da dor. O tratamento de celulite pode ser realizado com preenchimento de forma a devolver o volume das depressões mais extensas inclusive quando não há necessidade de subcisão. Procedimentos complementares como o laser CO2 fracionado também podem ser indicados pela médica.

O preenchimento de cicatrizes e depressões é uma técnica minimamente invasiva com fins estéticos e reparadores realizada por médico com produtos liberados pela Anvisa e segundo as normas ISO 9001:2008. A anestesia local permite o acompanhamento das modificações realizadas durante o procedimento, sendo dispensável a necessidade de internação ou interrupção das atividades. O paciente deve retornar ao consultório para consulta de revisão em 7 dias.